“A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida”.
Preâmbulo – Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
De acordo com a Resolução COFEN 358/2009 a Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do Processo de Enfermagem.
ETAPAS DA SAE
1º Coleta de dados ou Histórico de Enfermagem
Este passo consiste em colher as informações básicas, como dados de identificação, histórico de alergias, medicações, patologias preexistentes, e queixas, assim como na realização do exame físico completo e verificação dos sinais vitais. Essas informações irão auxiliar na identificação dos problemas de enfermagem.
2° Diagnóstico de Enfermagem
Nesta etapa, se dá o processo de interpretação dos dados coletados, chegando até os diagnósticos de enfermagem. Para isso, utilizam-se bibliografias específicas que possuem a taxonomia adequada, definições e causas prováveis dos problemas levantados no histórico de enfermagem. Com isso, se faz a elaboração de um plano assistencial adequado e único para cada pessoa.
3° Planejamento de Enfermagem
Nesta etapa, a partir dos diagnósticos de enfermagem, determinamos os resultados que pretendemos alcançar, bem como as intervenções que serão realizadas para obter esses resultados. As ações programadas dever ter o objetivo de prevenir, controlar ou resolver os problemas de saúde do paciente. Esse planejamento também pode ser chamado de Prescrição de Enfermagem, e ela deve ser checada à medida que suas ações forem sendo realizadas.
4° Implementação
É a realização, na prática, das intervenções planejadas na etapa anterior.
5° Avaliação de Enfermagem
A avaliação consiste em atualizar as condições do paciente por meio da evolução de enfermagem. A partir da avaliação determinamos se as intervenções realizadas alcançaram os resultados esperados, bem como se há necessidade de mudar ou adaptar as etapas do Processo de Enfermagem. Este processo é contínuo e sistemático e será realizado até o momento da alta, transferência ou óbito do paciente.
Resumindo...
FONTE DE PESQUISA:
SAE - Sistematização da assistência de enfermagem: Guia prático / Ieda Maria Fonseca Santos (Organizadora) [et al.] ._ Salvador: COREN - BA, 2016. 40p.: il color.; 18 cm. Disponível em: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/wpcontent/uploads/2016/07/GUIA_PRATICO_148X210_COREN.pdf
Muito bom !!